As principais dicas para prolongar a vida do seu buquê de rosas está nos cuidados com a hidratação das rosas. Ao ganhar um buquê de flores, primeiramente retire a embalagem, corte as hastes das rosas cerca de 2cm na diagonal e coloque em água fresca, preferencialmente gelada, e garanta que o nível de água não ultrapasse os caules e alcance as folhas, pois isso evita que as folhas apodreçam e estraguem as flores, além de causar um mau cheiro caracterísco de água podre.
É importante escolher um local fresco (que não bata sol) e sem muito vento para colocá-las, preferencialmente longe de frutas ou na direção de ventiladores, pois as frutas soltam um gás que acelera o envelhecimento das flores, e o vento forte pode causar quebras e pequenas queimaduras.
Á cada dois dias ou diariamente, troque a água e corte novamente o caule por cerca de 2cm, sempre na diagonal. O corte funciona para limpar o caule para que as flores possam absorver melhor a água e manter-se hidratada. Pode-se borrifar água fresca nas pétalas no ínicio da manhã ou no final do dia, mas jamais exponha as petálas úmidas ao sol, isso queimará a flor, matando-a.
Existem também algumas receitinhas "mágicas" para ajudar na durabilidade das rosas. Adicionar uma pitada de açucar (que fornece alimento), 1/2 colher de café de água sanitária (que evita proliferação de bactérias na água), e 1 aspirina infantil (previne de que floresçam mais, ou seja, quanto mais se abrirem, menos durarão) para cada 1 litro de água é uma destas receitinhas. Pode-se também adicionar vinagre alume ou suco de limão na água, vodka também é uma boa opção para evitar a proliferação de bactérias na água.
Seguindo estas dicas suas flores vão durar muito mais e permanecer belas por mais tempo... curta seu presente!