Economizar água não é mais um hábito saudável, somente; é uma grande necessidade e responsabilidade para com o futuro. O desperdício precisa ser contido não somente nestes períodos de seca e racionamento, mas é preciso mudar os hábitos e aprender a reutilizar e economizar, separamos algumas dicas sobre como economizar água com as suas plantinhas e mantê-las lindas e saudáveis, mesmo assim.
Uma das soluções é diminuir a quantidade de regas por semana. Não se preocupe, isso não afetará a vida da sua plantinha, caso siga todas as dicas.... como por exemplo, para aquelas que são molhadas diariamente, pode-se reduzir para até três vezes por semana sem influenciar o armazenamento de água das raízes. Aquelas que já são molhadas três vezes, pode-se reduzir um dia sem afetar o reservatório de água, molhando-a duas vezes apenas na semana.
É preciso também mudar a forma de regar, para diminuir as perdas hídricas, evitar o desperdício e economizar os recursos naturais. Ao molhar as plantas com uma mangueira, por exemplo, por cerca de 10 minutos, você consome por volta de 186 litros de água, se trocá-la por um regador ou mangueira com esguicho-revolver, você pode economizar até 96 litros por dia.
Outro cuidado importante, é sempre realizar a rega no ínicio da manhã ou no ínicio da noite, fim da tarde, assim evita o desperdício por evaporação de água. Alguns cuidados também podem fazer toda a diferença, como:
- procure molhar a terra e não as folhas;
- se possível, armazene água da chuva para a rega;
- pode-se também colocar uma tijela na pia quando for lavar vegetais (desde que não leve detergente ou sabão) e reutilizar essa água na rega (se levar sabão, pode reutilizar para lavar o carro ou calçada);
- para jardins grandes, sistemas de irrigação por gotejamento ou microaspersão são os mais indicados na economia de água.
Você utiliza alguma outra dica na economia de água para suas plantas e jardins? Quais? Compartilhe conosco nos comentários!!