As flores tornam tudo mais bonito e aconchegante, não é mesmo? Ás vezes queremos caprichar em um almoço especial, ou apenas decorar um ambiente na casa, quem sabe até mesmo presentear alguém querido? Por isso separamos algumas dicas para ajudar você - mesmo aqueles que não tem ideia de por onde começar - a fazer seus próprios arranjos florais... vamos lá?
O primeiro passo é escolher o recipiente no qual desejar montar o arranjo, seja um vaso de vidro ou um jarro, potes ou pratos. Existem duas opções de montagem, o buquê e a esponja floral. Os buquês podem parecer mais simples, mas apesar disso, podem não ser, pois requerem a habilidade de segurar as flores unidas em uma mão, enquanto com outra você realiza os encaixes, sejam laterais ou no meio até formar o buquê que deseja. Depois é só amarrar e colocar num vaso de vidro com água.
Ou podemos utilizar a esponja floral, que permite uma infinidade de possibilidades de arranjos e recipientes. Para este o primeiro passo é colocar a esponja em um balde ou vasilha com água e deixar preferencialmente de um dia pro outro, ou no mínimo umas duas horas, para que possa encharcar e absorver a água que servirá para manter as flores vivas.
Depois separe os materiais. Basicamente você precisará de uma tesoura, ou se tiver, um podão de flores, o recipiente ou vaso á escolha, as flores escolhidas e folhagens. Se desejar incrementar pode utilizar acessórios como fitas, papéis, musgos ou ainda frutas. Algumas técnicas também podem precisar de arames finos ou fitilhos.
Antes de iniciar o arranjo é importante cortar as hastes das flores e folhas em diagonal, isso permite que elas absorvam melhor a água e durem mais,além de facilitar serem 'fincadas' na esponja.
Comece pelas folhas e marque os quadrantes colocando as hastes marcando o meio das laterais e o centro para que o arranjo fique simétrico.
Depois é utilizar de bom gosto e harmonia para ir combinando as flores. Basta encaixá-las entre as folhas e deixar o mais bonito possível. Você pode pesquisar ideias na internet e copiar os modelos de arranjo ao iniciar, assim fica mais fácil seguir um padrão e alcançar o resultado desejado.
Você pode incrementar com quaisquer acessórios de sua preferência e deixar o arranjo ainda mais a sua cara, ou combinando com aquele cantinho da casa aonde irá colocá-lo. Mas lembre-se de evitar áreas com ventilação direta de ar-condicionado ou ventiladores ou muito próximos á fruteira.
Dica de durabilidade: a esponja floral secará com o tempo, assim, utilize um regador de bico fino e molhe-a diretamente sem medo de ser feliz, assim manterá suas flores vivas por mais tempo.
Tem alguma dica extra? Mande para gente nos comentários!!